Foi-se o tempo em que cabelo branco era sinônimo de vovozinha. Cada vez mais mulheres acima dos 40 anos estão assumindo os fios naturais com muito estilo e criando visuais lindos. Boa parte delas esbanjam atitude e modernidade, colocando os fios brancos num outro patamar. E fique sabendo que quando bem cuidado o visual pode ficar realmente muito bonito e moderníssimo!

No entanto, deixar pra trás as tinturas é uma atitude que requer muita dedicação e uma porção extra de coragem, pelo menos para dar o primeiro passo. Pensando nisso, preparamos aqui algumas informações importantes que você precisa saber antes de aderir ao “todo branco”, além é claro, das dicas para mantê-los bem arrumados.

 

Nem sempre o branco está branco

Como assim? Quem já pinta o cabelo há muito tempo vai cobrindo os fios brancos que vão aparecendo por meio dos retoques quinzenais ou mensais com tinturas. E há também quem aposte nas luzes para dar uma enganada no visual.

Mas, tanto nos casos em que a mulher já pinta o cabelo quanto nos que ela vai simplesmente deixar ficar branco naturalmente, os fios não ficam totalmente branquinhos da noite para o dia. Geralmente antes de dominar a cabeça, os fios que ficam brancos aparecem nas laterais, tendo o centro mais escuro. E mesmo quando as raízes já estão completamente brancas é preciso alguns anos para que todo o comprimento fique por igual.

 

A textura do fio branco é diferente

O fio branco é livre de melanina, que é o pigmento responsável por dar cor aos fios. Geralmente isso acontece porque com o passar dos anos os melanócitos (que produzem a melanina) sofrem alterações, não tendo mais capacidade de produzi-las. Assim, os fios tornam-se mais rígidos, grossos, porosos e rebeldes. Se você pintava o cabelo, prepare-se para conhecer fios até então camuflados pelo poder da química.

 

CUIDADOS ESSENCIAIS

Cortar é uma ótima saída

Seja para se livrar da cor da tintura ou para disfarçar a falta de uniformidade entre a cor dos fios, cortar curtinho é uma opção bastante aceita entre as mais maduras que aderem aos fios totalmente brancos. Além disso, esse tipo de corte deixa o visual bem moderninho.

 

Vai deixar comprido? Então faça um ajuste na tonalidade

Se passar a tesoura no cabelo está fora de cogitação, vale procurar um bom profissional para ir ajustando o tom dos fios, inclusive fazendo mechas, se for preciso. Depois de um tempo o intervalo entre os retoques vai ficando cada vez mais longo, a ponto de não precisar mais de tinta.

 

Invista em produtos específicos para o fio branco

Justamente por conta das características do fio branco, é comum que ele fique mais ouriçado, rebelde e ressecado do que quando tinha pigmentos. Por isso, além de manter o cabelo hidratado, aposte numa linha de produtos específicos. Geralmente eles contam com pigmentos violeta, que vão atuar impedindo que o cabelo fique amarelado.

 

Se você já deixou ou está deixando os fios ficarem naturalmente brancos escreva para nós as suas dúvidas!