Boa parte da população brasileira sofre com a pele mista ou oleosa, precisando encarar uma rotina de cuidados para mantê-la equilibrada. E, apesar de não ser maioria, as pessoas com a pele naturalmente seca também precisam ficar de olho em quais produtos usar. Se o sabonete for um pouco mais abrasivo, por exemplo, a pele já fica repuxando.

O problema tende a ficar ainda mais acentuado no inverno, já que a baixa umidade do ar e o clima seco contribuem para que a pele grite por socorro. A dica número 1 para evitar que sua cútis descame, fique esbranquiçada ou até coçando, em casos mais graves de ressecamento, é beber bastante água. A outra é ter em mãos um bom creme hidratante, que deve ser reaplicado sempre que sentir necessidade. Para um cuidado ainda maior, confira este post: Os 7 piores erros que você pode cometer com a sua pele no inverno.

Além disso, você pode recorrer a algumas receitinhas caseiras(*), conhecidas há décadas por seus benefícios para a pele seca. Veja a seguir:

 

Aveia, mel e algas marinhas: um santo remédio para descamação e ressecamento

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a máscara de aveia e mel, que é uma mistura bem tradicional dentro do cardápio das receitinhas caseiras para hidratar a pele. A novidade aqui é a adição da alga marinha, que vai potencializar esse efeito nutritivo da máscara. O ideal é que a misturinha fique sobre a pele de 15 a 30 minutos, retirando com água corrente.

 

Camomila: calmante simples, porém eficaz

Talvez esta seja a receita mais simples que você já viu, mas não subestime-a: um simples chá de camomila (daqueles em sache que você faz antes de dormir mesmo) pode fazer milagres por sua pele. Basta esperar o chá esfriar e fazer compressas por todo o rosto com ele. Se preferir você pode umedecer um pedaço de tecido bem fininho, como uma gase e aplicar sobre a pele. A camomila tem efeito calmante e ajuda as peles sensibilizadas pelo ressecamento a se regenerarem, melhorando o seu aspecto geral.

 

Ovo para dar um up imediato na pele

Pode até parecer loucura, mas usar uma gema de ovo (previamente batida) sobre a pele ajuda a dar mais luminosidade, nutrição, além de dar um esticadinha típica do efeito cinderela. É só passar a gema sobre o rosto com o auxílio de um pincel, esperar cinco minutos para que ela seque e retirar com água corrente, que pode estar de fria a morna.

 

Azeite como um hidratante poderoso

Não é de hoje que esse ingrediente da nossa cozinha passeia entre os itens de cuidados com a pele feminina. E motivos para isso há de sobra: o azeite é um excelente umectante, criando um filme sobre a pele, ajudando a manter a hidratação dentro dela. Você pode aplicá-lo com um algodão ou hastes flexíveis, deixando a cobertura homogênea. Você pode deixar a pele absorver por completo o produto (aplique com moderação) ou retirar com água corrente e secar com uma toalha bem macia depois.

 

Amêndoa para esfoliar levemente ao mesmo tempo em que hidrata

Só quem tem a pele seca sabe o drama que é pensar em usar um produto esfoliante. Por isso, vale lançar mão das amêndoas neste processo. Isso mesmo! Elas contam com um óleo natural e ao mesmo tempo em que promovem uma leve esfoliação sobre o rosto (você deve triturar cerca de 5 amêndoas e adicionar um pouco de água) fazem com que a sua capacidade hidratante haja em conjunto. Também é possível substituir a água por mel e leite (em pouca quantidade para não ficar líquido). Assim, você remove as células mortas sem ter aquela aspereza como consequência.

 

Conte para nós o que você achou das receitas e diga qual delas é a sua favorita. Tem uma dica também, envie para nós!

 

(*) Lembrando que, o método de receita caseira não substitui outros produtos cosméticos específicos para seu tipo de pele e muito menos uma consulta ao dermatologista. Nós não nos responsabilizamos por quaisquer resultados prejudiciais direto ou indireto relacionados ao uso do conteúdo deste texto.