O inverno está chegando e até quem torce o nariz para o uso de óleos corporais acaba se rendendo ao produto, que à primeira vista parece oferecer uma hidratação mais intensa e duradoura, sendo um bom substituto do hidratante. Mas, será mesmo? De acordo com dermatologistas, isso não passa de mito.

Veja abaixo a função real dos óleos e dos hidratantes, e escolha o que mais atende a sua necessidade. Em tempo: usar os dois pode ser uma boa ideia caso sua pele seja muito seca ou esteja ressecada.

 

Óleo

Ao contrário do que muita gente pensa os óleos não têm a função de repor a hidratação da pele. Eles impedem a perda de água e, consequentemente o ressecamento. A explicação para isso está na textura e densidade, que formam uma barreira sobre a pele, de maneira que ela fique impermeabilizada. Portanto, aquela sensação de que aplicando o óleo você está hidratada é falsa. Se a pele já estiver ressecada o melhor mesmo é o hidratante. Mas, se o objetivo é prevenir o ressecamento da pele o óleo é sim, a melhor escolha.

Produtos_01

1. Óleo Corporal de Coco, Muriel

2. Óleo Bifásico Natural Estrato de Pétalas de Rosas e Óleo de Amêndoas Corpo a Copor, Davene

3. Óleo de Amêndoas Tentadora, Paixão

 

Cremes hidratantes

Eles sim têm a função de transportar água para a pele. Melhor ainda se contarem com ingredientes poderosos, como óleos e manteigas vegetais, ureia ou ceramidas. Atuando assim tanto na hidratação quanto na retenção de água na pele.

Produtos_02

4. Hidratante Corporal Soft Milk Manteiga de Karité Pele Seca, Nivea

5.  Hidratante S.O.S reposição hidra-uréia pele fragilizada, Monange

6. Loção Hidratante Nutrição Intensiva, Dove

7. Creme Corporal Ultra Hidratante Mãos e Corpo Amêndoa com Colágeno, Muriel

8. Loção de Hidratação Máxima Uréia 10%, Flores & Vegetais

 

Motivos para manter a pele hidratada

Mais do que deixar o toque macio e aquele cheirinho gostoso, manter a pele hidratada é bom também para impedir que micro-organismos se instalem, levando às infecções. Daí a recomendação dos especialistas em aplicar o hidratante diariamente, beber água com frequência e evitar banhos quentes, que causam ressecamentos.

 

E para o rosto?

Regra geral os hidratantes faciais são mais recomendados do que óleos pois sua textura vem de encontro com a necessidade da pele desta região. Mas existem óleos multifuncionais e você pode usá-los, desde que eles não sejam substitutos diários do hidratante e sim, usado em conjunto. Existem também os séruns, que são óleos mais leves e ricos em ingredientes que promovem o rejuvenescimento, por exemplo. banho, para impedir o ressecamento com a água quente.

Produtos_03

9. Hidratante Protetor Facial Equilibrio Nutritivo Pele Normal a Seca, Nivea

10. Creme de Aveia Hidratante Facial Intensa Pele Extra Seca, Davene

11. Gel Hidratante Facil Hydro Boost, Neutrogena

12. Serum Concentrado Renovador Cellular Antissinais, Nivea

13. Óleo Multifuncional, Bio-Oil

 

Agora que você já sabe as diferenças entre o hidratante e o óleo, é só escolher qual tem mais a ver com a sua necessidade e aproveitar o friozinho sem ficar com a pele seca!